sexta-feira, 24 de abril de 2009

Um projeto para a pluralidade religiosa

PROJETO “TENDA DAS RELIGIÕES”

Resumo: Um projeto subdividido em três etapas sobre doutrina e história das religiões com enfoque local como medida de oferecer aparato crítico para a convivência ecumênica e inter-religiosa pautada nos valores do diálogo, da tolerância e da solidariedade.

Justificativa: Conduzir os alunos ao conhecimento da história e atualidade das principais religiões do mundo.

Objetivo geral: Desenvolver a capacidade de convivência inter-religiosa e a tolerância a partir do estudo do ponto de vista das grandes religiões.

Objetivos específicos: Conhecer o trabalho desenvolvido pelas igrejas cristãs em Conceição de Ipanema e procurar inserir os alunos nessa realidade de modo tolerante e apto para o diálogo e para o respeito mútuo.

Conteúdos: Doutrina e história das religiões, judaísmo, islamismo, cristianismo, religiões asiáticas e religiões afro-brasileiras e convivência inter-religiosa no mundo contemporâneo.

Metodologia: Exposição de conteúdos introdutórios pela professora de Educação Religiosa, pesquisa de campo, redação da comunicação de pesquisa, conferências com líderes religiosos locais, feira e oficinas.Avaliação: Participação efetiva dos alunos durante todo o processo.

Duração: 2 bimestres (2º e 3º semestre).

ETAPA 1: Intra-classeIntrodução teórica sobre doutrina e história das religiões de modo expositivo pela professora em sala de aula.

ETAPA 2: Pesquisa de campoEntrevistas com a população local sobre as igrejas cristãs, dados estatísticos e redação de um documento com o resultado da pesquisa.

ETAPA 3: Feira. A Feira “Tenda das Religiões” será antecedida por uma semana de conferência e contato dos alunos com os líderes religiosos locais.A feira será dividida em oficinas reservadas às principais religiões.

Bibliografia utilizada
VOLTAIRE.Tratado de Tolerância.

0 comentários:

Postar um comentário