quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CALENDÁRIO DE BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
DE 1950 ATÉ HOJE


1953 - Os ingleses Francis H. C. Crick, Maurice Wilkins e o norte-americano James D. Watson conseguiram mapear boa parte da estrutura da molécula do DNA.

1961 - Os franceses François Jacob e Jacques Monod pesquisaram o processo de síntese de proteínas nas células bacterianas. Descobriram que o principal responsável pela síntese é o DNA, que passou então a ser o elemento central das pesquisas de engenharia genética.

1972 - Na sexologia Universidade de Stanford, na Califórnia, o norte-americano Paul Berg ligou duas cadeias de DNA. Uma era de origem animal, a outra bacteriana. Esta foi a primeira experiência bem sucedida onde foram ligadas duas cadeias genéticas diferentes, e que é considerada por muitos autores o início da criação sintética de produtos de engenharia genética.

1978 - O suíço Werner Arber e os norte-americanos Daniel Nathans e Hamilton O. Smith foram laureados com o Prêmio Nobel de medicina ou fisiologia por terem isolado as enzimas de restrição, que são substâncias capazes de cindir o DNA controladamente em pontos precisos. Juntamente com a Ligase, que consegue unir fragmentos de ADN, enzimas de restrição formaram a base inicial da tecnologia do ADN recombinante.

1996 – Nasce o primeiro mamífero clonado, a ovelha Dolly. O animal foi criado por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia. Os créditos pela clonagem foram dados a Ian Wilmut. A técnica utilizada a transferência somática de núcleo.

2003 – O Projeto Genoma Humano foi considerado concluído, sequenciando 94% do Genoma. Os 6% restante são regiões que ainda hoje não se possui meios de serem analisadas.

2007 - O grupo de pesquisa do Instituto J. Craig Venter publicou a sequência completa do genoma do próprio pesquisador Craig Venter.


1 comentários: