Recursos para catequese
Professora Joaninha é coordenadora de catequese na paróquia de Conceição de Ipanema. Visite um blog com recursos para ajudar os catequistas.
Professora na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek
Professora Joaninha leciona Biologia e Educação Religiosa na Escola Estadual de Conceição de Ipanema. Conheça o blog: www.jotakaonline.blogspot.com.
Professora na Escola Municipal Profª Neuza Nantes
Professora Joaninha leciona Ciências na Escola Municipal de Conceição de Ipanema. Visite o blog: www.semecconcipanema.blogspot.com.
Teatro com catequizandos
Catequista Joaninha coordena a catequese e dirige o coral de crianças da comunidade Nossa Senhora da Conceição. Visite o blog: www.pconceicaodeipanema.blogspot.com.
Trabalho sobre tratamento de água e esgoto
Ética, ecologia e ciência temas levados a sério em sala de aula
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
É HORA DE INCLUIR
domingo, 27 de setembro de 2009
Programa do Seminário de Educação Inclusiva
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
FEIRA LITERÁRIA
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
SEMANA LITERÁRIA
sexta-feira, 15 de maio de 2009
ESCOLA NA WIKIPÉDIA
A Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek agora tem artigo na wikipédia
terça-feira, 12 de maio de 2009
FUNDAMENTOS DA SEXUALIDADE
Uma abordagem antropológica e histórica da sexualidade
José Aristides da Silva Gamito
Palestra na E. E. Governador Juscelino Kuistchek, dia 11/05/2009
Introdução
A reflexão sobre a sexualidade nos ajuda no autoconhecimento. É preciso entender o funcionamento biológico do nosso corpo e a constituição social dos gêneros. Todas as nossas atitudes envolvem afetividade e sexualidade. O nosso contato com o mundo externo se faz via sentidos e por isso, o canal é afetivo e sexual. Somos capazes de criar símbolos, valores e rituais para as nossas sensações. E é justamente isso que compreendemos no estudo da sexualidade.
Sexualidade na sociedade contemporânea
A atração sexual se tornou para os capitalistas em produto negociável e para os religiosos um tabu. Sempre há um medo e exagero quando se trata da energia sexual. O resultado das repressões foi uma liberação informe, sem norte. A deficiência da educação sexual satisfatória se percebe no dia a dia. A nudez, o vestuário, o tema sexo, a reprodução humana, os órgãos genitais são tratados como tabus. Para um equilíbrio é preciso conhecimento. A nossa “moderna sociedade” ainda não conseguiu ser moderna. Os ideais pregados por ela não se tornaram prática.
Conceituação de Sexualidade
A sexualidade define-se a predisposição humana de sentir e se relacionar com mundo de forma sexuada. Isso envolve as suas preferências, aspirações ou experiências sexuais, na experimentação e descoberta da sua identidade e atividade sexual, num determinado período da sua existência. E não se restringe ao ato sexual, está relacionada com a totalidade do corpo.
Alguns elementos estão vinculados à sexualidade tais com a afetividade e sexo. Pelo menos duas dimensões podem ser percebidas: a comportamental (carinho, sexo) e a psíquica (enquanto atração, valores, sensações). A sexualidade e a afetividade se complementam na relação da pessoa com o mundo. Para que elas sejam bem exercidas, é necessário educação.
A sexualidade liga-se a fatores biológicos, psicológicos e morais. A sua expressão é aprendida e varia de cultura para cultura. Exemplos: poligamia, monogamia. A definição dos papéis masculinos e femininos é uma construção cultural, assim as inter-relações aí estabelecidas.
Relatividade Cultural
Em termos de sexualidade, podemos dividir as culturas em: matriz oriental e matriz ocidental. O ocidental influenciado pelo cristianismo e a sociedade moderna tende a ver a sexualidade como: Casamento monogâmico, relacionamento romântico, liberdades sexuais como a homossexualidade, bissexualidade e a emancipação feminina.
Enquanto, o oriente tem características como: Casamento poligâmico, arranjado, homossexualidade proibida, carícias públicas vetadas e a hegemonia do macho e do pai sobre as relações familiares.
Relatividade Histórica
Na Antiguidade, os gregos e romanos tratavam a sexualidade com bastante liberdade. Eram toleradas a homossexualidade, a pedofilia e a nudez pública. As bacanais e os jogos olímpicos eram espetáculos de nudez e de vigor físico. A arte era marcada pelo nu.
Na Idade Média, o cristianismo predominou e passou a valorizar o espírito. O corpo veio a ser escondido, o prazer sexual condenado, a liberdade sexual considerada perversão. O sexo restringiu-se à reprodução, os sentimentos ditos como leviandade. O nu é totalmente proibido. O mito de Adão e Eva é tomado referência. A mulher se tornou tentação e o sexo um pecado.
Na Modernidade, a valorização do corpo retornou. Os cristãos passam a tolerar as expressões da sexualidade. As ideias do iluminismo/racionalismo, de Darwin, de Freud desencadeiam na revolução sexual dos anos 60. Os românticos do século XVIII influenciaram com a noção contemporânea de amor. Nietzsche proclamou o homem instintivo. Darwin pôs o homem em pé de igualdade com os outros animais. E Freud afirmou ser homem essencial energia sexual. Agora as diferentes posturas caminham lado a lado. E o corpo voltou a ser liberto. A mulher se tornou objeto/produto e o sexo um lazer.
Absolutidade Ética
Biologicamente, o sexo é instintivo e animal. Mas o ser humano como ser cultural através de sua razão foi além do instinto atribuindo sentimentos e valores ao sexo. Mas do que uma construção social, é um elemento garantidor do bem-estar de uma comunidade. Quando há responsabilidade mútua a sexualidade tende a dar um prazer mais durador sem prejuízo de partes envolvidas. Por isso, a formação de casais estáveis.
A expressão da sexualidade varia no espaço e no tempo. Portanto, há uma variedade de opções. Mas antes de qualquer escolha ou julgamento faz-se necessária a educação biológica, psicológica e ética da sexualidade. As culturas são relativas, mas o homem através da razão chegou a um conjunto de valores que devem ser respeitados em todo tempo e espaço.
Conclusão
O princípio fundamental é a consciência judaico-cristã: “Não matarás”. Ou seja todos devem usar sua sexualidade como expressão máxima da vida, do amor, da realização do outro. Buscando o autoconhecimento através do estudo da reprodução humana, da análise da sexualidade e da afetividade e do senso moral. A moral aponta para uma sexualidade aberta à felicidade do outro, acima de tudo direcionada para o amor.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Comemoração do Dia das Mães
domingo, 26 de abril de 2009
Paródia: Dia do Trabalho
PRIMEIRO DE MAIO
LETRA: Joana Regina Gamito Silva MÚSICA: Banda Cheiro de Amor “Vai sacudir, vai abalar”
Vamos sorrir e se chegar
Com esperança e muito orgulho
O nosso salário mínimo
Ao criado em quarenta por Getúlio.
1. Em primeiro de maio no Brasil entra em vigor
O salário mínimo para o trabalhador, prover:
A sua família “moradia, alimentação, saúde,
Vestuário, educação e lazer.
2. Em vários países, no dia primeiro de maio,
Se comemora o Dia do Trabalho, razão:
Em mil oitocentos e seis, foram mortos em Chicago
Milhares de trabalhadores em manifestação.
3. Em Chicago, os trabalhadores exigiram melhorias
Nas condições de trabalho e também redução
Da jornada diária de treze para oito
Humanizando o cidadão.
4. A todos trabalhadores assalariados ou não
Do município de Conceição de Ipanema
Vai o nosso abraço, carinho, atenção
E a sugestão: Trabalhar sempre vale a pena.
Guia de Sites Educativos
As duas faces da liderança (II)
FRASES DE LÍDERES DA HUMANIDADE
A)
TERESA DE CALCUTÁ:
“O amor, para se verdadeiro, tem de doer. Não basta dar o supérfluo a quem necessita, é preciso dar até que isso nos machuque”.
DALAI LAMA:
“A bondade é o que realmente importa. A bondade, o amor e a compaixão combinadas são sentimentos que levam à essência da fraternidade. São os alicerces da paz interior”.
LUTHER KING:
“O que me preocupa não é o grito dos violentos. É o silêncio dos bons”.
NELSON MANDELA:
“A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo”.
GANDHI:
“O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo. A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar”.
CHICO MENDES:
“Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente”.
PAULO FREIRE:
„A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Mudar é difícil mas é possível”.
BIN LADEN:
"Essa guerra não será travada apenas entre as pessoas de duas mesquitas sagradas e os norte-americanos, mas entre o mundo islâmico e os norte-americanos e seus aliados, porque esta guerra é uma nova Cruzada liderada pelos Estados Unidos contra as nações islâmicas."
AL CAPONE:
“Não entendo quem escolhe o caminho do crime, quando há tantas maneiras legais de ser desonesto”.
HITLER:
"Se não chegarmos a triunfar não nos restaria senão, ao soçobrarmos, arrastar conosco metade do mundo neste desastre."
SLOBODAN MILOSEVIC:
“Iguais e unidas, acima de tudo, as pessoas podem se tornar uma parte da civilização para a qual a humanidade está se movendo.Se não podemos estar na cabeça da coluna conduzindo a uma tal civilização, não há dúvida que também não temos necessidade de estar na rabeira”.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
As questões sobre a festa da Páscoa
PÁSCOA - PALAVRA CRUZADA
1. Mulher que visitou o túmulo na madrugada que Jesus ressuscitou:
2. Objeto usado para fechar o túmulo de Jesus:
3. Significado da palavra Páscoa:
4. O mesmo que viver novamente:
5. Pano usado para cobrir a cabeça de Jesus:
6. Objeto visto dobrado no chão por um dos discípulos de Jesus:
7. Estado em que saiu a mulher do lugar onde foi:
8. A Páscoa era celebrada desde o tempo de:
9. Pedro junto com outro discípulo foram correndo ver o _________de Jesus:
10. Discípulo que a mulher foi contar o que viu:
11. Período do dia que a mulher foi visitar o local onde sepultaram Jesus:
As duas faces da liderança
LÍDERES DA HUMANIDADE
Líderes de ações positivas e líderes de ações negativas
1. Teresa de Calcutá
2. Martin Luther King Jr.
3. Mahatma Gandhi
4. Nelson Mandela
5. Herbert de Souza
6. Paulo Freire
7. Chico Mendes
8. Adolf Hitler
9. Slobodan Milosevic
10. Al Capone
ATIVIDADE:
Pesquisar e elaborar o perfil do líder.
PERFIL DO LÍDER
IDENTIDADE | Alphonsus Gabriel Capone, gângster ítalo-americano |
ÉPOCA | 1899-1947 |
LUGAR | Nova Iorque, Estados Unidos |
CARREIRA | Capone controlava informantes, pontos de apostas, casas de jogos, prostíbulos, bancas de apostas em corridas de cavalos, clubes noturnos,destilarias e cervejarias. |
IMPORTÂNCIA | Um dos maiores gângsteres dos Estados Unidos |
IDEAL | Organizar pessoas para cometer crimes ideais, ludibriar a lei. |
Um projeto para a pluralidade religiosa
Resumo: Um projeto subdividido em três etapas sobre doutrina e história das religiões com enfoque local como medida de oferecer aparato crítico para a convivência ecumênica e inter-religiosa pautada nos valores do diálogo, da tolerância e da solidariedade.
Justificativa: Conduzir os alunos ao conhecimento da história e atualidade das principais religiões do mundo.
Objetivo geral: Desenvolver a capacidade de convivência inter-religiosa e a tolerância a partir do estudo do ponto de vista das grandes religiões.
Objetivos específicos: Conhecer o trabalho desenvolvido pelas igrejas cristãs em Conceição de Ipanema e procurar inserir os alunos nessa realidade de modo tolerante e apto para o diálogo e para o respeito mútuo.
Conteúdos: Doutrina e história das religiões, judaísmo, islamismo, cristianismo, religiões asiáticas e religiões afro-brasileiras e convivência inter-religiosa no mundo contemporâneo.
Metodologia: Exposição de conteúdos introdutórios pela professora de Educação Religiosa, pesquisa de campo, redação da comunicação de pesquisa, conferências com líderes religiosos locais, feira e oficinas.Avaliação: Participação efetiva dos alunos durante todo o processo.
Duração: 2 bimestres (2º e 3º semestre).
ETAPA 1: Intra-classeIntrodução teórica sobre doutrina e história das religiões de modo expositivo pela professora em sala de aula.
ETAPA 2: Pesquisa de campoEntrevistas com a população local sobre as igrejas cristãs, dados estatísticos e redação de um documento com o resultado da pesquisa.
ETAPA 3: Feira. A Feira “Tenda das Religiões” será antecedida por uma semana de conferência e contato dos alunos com os líderes religiosos locais.A feira será dividida em oficinas reservadas às principais religiões.
Bibliografia utilizada
VOLTAIRE.Tratado de Tolerância.
Educação Religiosa: Atividade
PERFIL COMPORTAMENTAL DE JESUS
“Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas” Mt 7,12.
ASPECTO | REFERÊNCIA BÍBLICA | COMENTÁRIO |
Moral | Mt 5, 21/Mt 5, 27-28/Mt 5, 31-32/ Mt 5, 37/Mt 5, 38-42/ Mt 5, 43-44. | |
Religioso | Mt 6, 1/ Mt 6, 5/ Mt 6, 7-8/Mt 7,21/ Mt 12,34-35 / Mt 22, 34-40. | |
Político | Mt 20, 24-28 | |
Social | Mt 9,35-36 | |
Economia/trabalho | Mc 6, 30-42; | |
Saúde | Mc 1, 31/Mc 1, 32-34; | |
Familiar | Mt 15, 4-6 | |
Justiça e direito | Mt 7,12/Mt 22,15-21. | |
Riqueza/exploração | Mt 6, 19-21/ Mt19, 16-22/Mt21,12-13. | |
Preconceitos/violência | Mc 2, 15-22 /Mt 11,18/ Mt 12,1-8/ Mt 18, 21/ |